domingo, setembro 14, 2008

em Memória a Luciana Stegagno Picchio


1965. Confesso que tive curiosidade em conhecer a professora da Universidade de Roma La Sapienza, Luciana Stegagno Picchio, então em Lisboa para o lançamento da sua Storia del Teatro Portoghese, traduzida por Manuel de Lucena, em 1964, corrigida e aumentada pela autora .
Telefonei a Luciana Picchio por intermédio da editora a propor-lhe aceder a uma entrevista para o Magazine cultural Feira Literária, da RTP. A simpatia pessoal, ao tempo, da 'jovem' professora catedrática transmitiu-me um 'á-vontade' deveras impressionante, dado que se tratava de um 'atrevido' aprendiz de teatro, inclusivamente, com a audácia de ter sublinhado certas passagens do texto e por mim apostilado mas não ofensivo, diga-se. A entrevista foi um pretexto de conversa sadia e muito gratificante; mais uma lição e uma conversa do que propriamente uma entrevista à maneira clássica da pergunta e da resposta [...].
Depois, nunca mais soube da Professora Luciana Picchio, nem voltei a encontrá-la...
E agora já é tarde porquanto partiu para sempre aos 88 anos. Presto aqui homenagem à sua Memória, sapiência, e forma como despertou neste país a verdade do Teatro português, de que antes ninguém o tinha estudado como Luciana Stegagno Picchio.

















Dedicatória com que a grande investigadora me honrou.
[12 de Maio de 1965]

Sem comentários: